O Curso de Licenciatura em Educação Física da UFBA foi inaugurado em 1988 e reconhecido – credenciado oficialmente em 23 de fevereiro de 1996. A história da Educação Física na Bahia, em termos de formação de professores, remonta a década de 40 quando foram tomadas as primeiras iniciativas para a criação e instalação de uma escola superior de Educação Física no Estado. Antes disso os professores interessados em realizar um curso de Educação Física necessitavam deslocar-se para outros estados – Rio de Janeiro e Espírito Santo – para realizarem o processo de formação. Mas, das primeiras iniciativas até a concretização de fato da escola superior, decorreram duas décadas. A iniciativa coube à Universidade Católica do Salvador.
Na UFBA, a história da Educação Física é demarcada pelo regime militar e a determinação legal – Lei 4.024 de 20/12/61 e o Decreto 69.450 de 01/11/71 que instituem a obrigatoriedade da Educação Física no Ensino Superior. Criou-se assim um organismo departamental, ligado à Superintendência de Assistência ao Estudante, que cumpriu a sua atribuição de garantir a todos os universitários a prática da Educação Física, enquanto componente curricular obrigatório para integralização do currículo de graduação. Em 1986, o departamento ligado a Superintendência Estudantil passou para a Faculdade de Educação onde foi instituída uma Comissão para elaborar a primeira proposta de um Curso de Licenciatura em Educação Física na UFBA. Essa proposta estava baseada na Carta de Belo Horizonte, elaborada em Julho de 1984, e nas reflexões oriundas do debate nacional sobre Formação do Educador. O objeto de estudo era o “movimento como uma interação mente-corpo” e os campos de ação eram o ensino nas escolas, nas academias e demais orientações de atividades esportivas, recreativas e de lazer em diversos espaços públicos e privados. Demarcava-se a formação considerando os locais de trabalho e as atividades, e não campos de trabalho e fenômenos sociais. A carga horária era de 3.255 horas sendo 1.710 do currículo mínimo, 1.269 complementares obrigatórias, 225 optativas, 60 de eletivas. O sistema era semestral e de creditação; para integralizar o currículo eram necessários 154 créditos. A partir de 1988 o curso passou a oferecer 30 vagas e, a partir de 1992, 40 vagas. Os primeiros anos indicam que poucos alunos integralizavam o currículo no tempo previsto. Em 1989, os estudantes criaram o Diretório Acadêmico.
Do reconhecimento oficial do Curso de Licenciatura em Educação Física, ocorrido em 23 de fevereiro de 1996 até a data de hoje – Outubro de 2010 – transcorreram muitos debates, eventos, estudos de mestrado e teses de doutorado, avaliações e pressões estudantis para que o currículo avançasse em sua reestruturação. Entre os anos 2000 e 2005 foram realizadas avaliações internas, elaborado um dossiê sobre as condições de oferecimento do curso e aprovado um plano estratégico que contemplou 14 variáveis indicadas para a reestruturação curricular. Foram realizados debates entre os professores, estudantes, egressos, especialistas na área e elaborados relatórios técnico-científicos que subsidiaram com dados empíricos a defesa de dissertações de mestrado e teses de doutorado. Após serem concluídos os trabalhos de avaliação interna do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFBA, em 2003, foi elaborado, encaminhado e aprovado um dossiê sobre “Reestruturação do Curso de Educação Física e implementação do Curso Noturno de Licenciatura em Educação Física”. Isto foi possível após uma série de procedimentos para coleta e análise de dados e de submetê-los a critica e debates com professores, estudantes, e técnico-administrativos, observando o procedimento de checar com os envolvidos no processo tanto o conteúdo quanto o método empregado no trabalho.
Após este exaustivo e longo percurso foi encaminhada a proposta de reestruturação do Curso de Licenciatura, de caráter Ampliado, em Educação Física da UFBA.
Fonte: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, Salvador, 2011.