Projetos Permanentes
Título: Lutas Esportivas: Iniciação e Treinamento
Resumo: As modalidades esportivas de combate são determinadas como uma configuração das práticas de lutas, das artes marciais e dos sistemas de combate sistematizados em manifestações culturais modernas, orientadas pelas instituições desportivas (FRANCHINI; CORREA, 2011). No Brasil, estima-se que cerca de três milhões de pessoas pratiquem alguma modalidade esportiva de combate, destas podemos destacar o judô, jiu-jitsu, karate-dô, taekwondo entre outras. Além de esporte, algumas modalidades esportivas de combate possuem bases fisiológicas oriundas dos sistemas marciais, na qual foram criadas com base em princípios filosóficos que se preocupam com o desenvolvimento integral do ser humano, o qual se sustenta em três esferas: a física (cuidados e fortalecimento do corpo), a intelectual (aquisição do conhecimento) e a moral (formação ética e moral) (CASADO; VILLAMÓN, 2009). Com a inter-relação dessas três vias ocorre um desenvolvimento equilibrado do indivíduo. Desse modo, busca-se com a prática dessas arte marciais/esportes de combate um aperfeiçoamento esportivo sem deixar de lado a base teórica que fornece a essência das modalidades esportivas de combate. O presente projeto visa oferecer a iniciação e treinamento das modalidades esportivas de combate aos universitários da UFBA e a adultos da comunidade externa. Será oferecida uma prática regular de atividade física tendo como foco o esporte, buscando despertar o interesse pela iniciação tardia ou aperfeiçoamento no esporte. Arquivo: Coordenador: Rafael Lima Kons Lattes: http://lattes.cnpq.br/4949149230483943 Docentes: Rafael Lima Kons Discentes: |
Título: PROGRAMA DE EXTENSÃO FLUIR MOVIMENTO
Resumo: O Fluir Movimento é um programa de extensão desenvolvido pelo Núcleo de Motricidade e Saúde – Núcleo MotriS, sob coordenação da professora Marcela Rodrigues de Castro, da Professora Kizzy Fernandes Antualpa e do Professor Victor Hugo de Freitas, em parceria com o LabSomática, coordenado pela professora Clara Trigo, ambas docentes da Universidade Federal da Bahia. Como objetivo central o programa de extensão Fluir Movimento visa a aplicação do Método Pilates em diferentes populações, bem como sua ampliação sob o ponto de vista teórico e prático, envolvendo diversas formações bases, nas áreas da saúde e educação. Desse modo, o programa é composto por dois projetos: Projeto Fluir Movimento Intervenção e o Projeto Fluir Movimento Treinamento. O primeiro tem como foco ofertar aulas gratuitas do Método Pilates a idosos e super idosos da comunidade universitária UFBA, envolvendo discentes e docentes. Já o projeto Fluir Movimento Treinamento tem como foco central a capacitação e preparação de discentes para atuarem no primeiro projeto. ![]() Arquivo: Coordenador: Marcela Rodrigues de Castro Lattes: Docentes: Discentes: |
Título: Projeto Exercitar UFBA
Resumo: O projeto de extensão “Exercitar UFBA” tem como objetivo implantar e desenvolver um programa de atividade física multimodal direcionado à comunidade da Universidade Federal da Bahia (discentes, docentes, funcionários e vizinhança), estratificados em três grupos - jovens adultos, meia idade e idosos – com vistas a promover e incentivar a prática de atividade física e manutenção de um estilo de vida ativo e saudável. Para tanto, esta proposta inclui três eixos centrais articulados entre si: a) capacitação e formação continuada em atividade física e saúde; b) articulação multiprofissional; c) promoção de hábitos saudáveis a partir da educação para saúde e intervenção multimodal. Tais eixos perpassam, a todo tempo, os dois momentos do projeto. O primeiro momento é composto por ciclos de palestras que ocorrerão por seis meses consecutivos e será composto pelas temáticas: avaliação morfofuncional, estratégias de intervenção, controle e prevenção de lesões e nutrição. Já o segundo momento, trata-se da intervenção propriamente dita, junto à comunidade universitária com o programa de atividade física. ![]() Arquivo: Coordenador: Romilson Augusto dos Santos Lattes: Docentes: Discentes: |